Informação sobre rinite, causas, sintomas e tratamento da rinite alérgica sazonal ou perene, rinite infecciosa viral, bacteriana e outras


Imunoterapia e gestão da rinite em mulheres grávidas

Em determinados casos de rinite, se o controle sintomático não for alcançado, imunoterapia sublingual ou subcutânea pode ser considerada. Isto pode reduzir os sintomas da rinite alérgica e prevenir a asma. Injeções repetidas com extrato de alérgeno são necessárias para a imunoterapia subcutânea. Doses crescentes do alérgeno causador são dadas para causar a tolerância clínica e imunológica, e deve notar-se que há um pequeno risco de causar uma reação alérgica sistémica.
Imunoterapia subcutânea deve ser realizada na atenção secundária, com equipamento de reanimação disponível, embora apenas o tratamento inicial na imunoterapia sublingual precise de supervisão médica. A imunoterapia pode resultar em remissão de rinite alérgica, bem como na redução do risco de progressão para asma. Além disso, o risco de desenvolvimento de novas sensibilidades aos alérgenos é reduzido.

Rinite induzida pela gravidez pode ocorrer em até 20% das mulheres e esta é geralmente auto-limitada.
Descongestionantes devem ser evitados durante a gravidez, embora o uso anti-histamínico possa ser considerado. Mulheres grávidas submetidas à imunoterapia para rinite alérgica devem continuar o tratamento, apesar de incrementos de iniciação e das doses na imunoterapia serem desaconselháveis. O tratamento médico é guiado pela frequência e gravidade dos sintomas, assim como o impacto sobre a qualidade de vida. É importante avaliar se a conjuntivite alérgica está presente. Tratamentos anteriores para rinite alérgica e sua eficácia devem ser avaliadas. Os pacientes podem expressar uma preferência quanto ao tratamento oral ou intranasal. Em resumo, a prevalência de rinite alérgica aumentou, e provoca significativa morbidade hipocrisia. Até 20% dos pacientes não conseguem controlar os sintomas com corticosteróides nasais, portanto, referência para imunoterapia pode ser considerada.

ACOMPANHE OS ARTIGOS DO BLOG NO SEU EMAIL