Informação sobre rinite, causas, sintomas e tratamento da rinite alérgica sazonal ou perene, rinite infecciosa viral, bacteriana e outras


Diversos tipos de rinite alérgica

A rinite alérgica é muito comum, sendo que as estimativas referem que afeta 10-40% das crianças. Crianças com rinite alérgica geralmente também  têm asma.

A rinite alérgica tem sido classificada como perene ou sazonal ("febre do feno"). Os sintomas de rinite perene ocorrem durante todo o ano, enquanto que a rinite sazonal ocorre geralmente durante os meses de primavera e verão devido à sazonalidade da exposição aos polens de gramíneas. Alérgenos sazonais incluem polens de árvores, grama e esporos de fungos; Alérgenos perenes comuns são ácaros e pelos de animais.

Os sintomas podem estar diretamente relacionadas com as passagens nasais, como por exemplo coceira, espirros, obstrução nasal e corrimento nasal. Outros sintomas são causados por obstrução nasal e incluem respiração bucal, ronco, problemas de aprendizagem e perturbação do sono.

Testes cutâneos podem ser úteis para indicar uma causa alérgica. Se o teste de pele der resultados negativos isto sugere que o alérgeno não é a causa da rinite alérgica.  No entanto, algumas crianças terão um teste de alergia positivo, mas não desenvolvem sintomas, dificultando a interpretação dos resultados dos testes de alergia.

Torna-se possível evitar completamente um alérgeno relevante, sendo que esta situação deverá resultar em sintomas reduzidos, no entanto, com alérgenos comuns, tais como pólen e ácaros de poeira, geralmente não é possível evitar completamente a exposição ao alérgeno. Assim, os medicamentos são geralmente necessários para reduzir os sintomas.

ACOMPANHE OS ARTIGOS DO BLOG NO SEU EMAIL