Causas, sintomas e tratamento da rinite alérgica sazonal ou perene, rinite infecciosa viral ou bacteriana, rinites não alérgicas como hormonal, alimentar emocional ou atrófica, dicas e conselhos para prevenir e evitar a exposição aos factores alérgenos que motivam a rinite alérgica. Muita informação para quem sofre de rinite atingir melhor qualidade de vida.


quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Tratamento da rinite alérgica - Corticosteróides tópicos nasais

Corticosteróides tópicos nasais Os corticosteróides tópicos nasais (CTN) são as drogas mais efetivas para o tratamento da rinite alérgica.
Os CTN atuam nas fases imediata e tardia da reação alérgica, reduzem o número de eosinófilos na mucosa, inibem a secreção de mediadores na resposta nasal, além de diminuir o número de mastócitos e linfócitos T.
São efetivos no controle da congestão, espirros, coriza e prurido, apresentando efeito variável sobre os sintomas oculares. O tempo de início de ação é de 4 a 12 horas, sendo a máxima eficácia obtida em até 2 semanas. No Brasil são disponíveis para uso tópico nasal: beclometasona, budesonida, triamcinolona, fluticasona e mometasona.
Existem tênues diferenças na eficácia destas medicações. Todavia, ocorrem importantes diferenças relacionadas à potência tópica e possíveis efeitos sistêmicos.
Efeitos adversos locais podem ser observados, como ardência, secura, espirros, sangramento e, mais raramente, perfuração do septo nasal. Atividade sistêmica poderia ocorrer secundariamente à absorção, diretamente pela mucosa nasal ou através da mucosa gastrointestinal, após deglutição. Na criança, o principal efeito colateral seria a diminuição do crescimento ou a alteração na velocidade de crescimento.
O estado atual do conhecimento permite considerar que o uso isolado de CTN não representa maior risco para uso na infância. Todavia, estrita observação sobre parâmetros de crescimento devem ser adotadas quando em uso contínuo e, principalmente, nos casos em que ocorre uso conjunto de corticosteróide inalado para asma brônquica.
Índice dos artigos relativos a Rinite

ACOMPANHE OS ARTIGOS DO BLOG NO SEU EMAIL